Objetivo :
- Valorizar quem se sente menosprezado. - Estimular o respeito à diversidade. - Formar cidadãos preocupados com a coletividade.
- Deficiências
Conversas com as crianças sobre diversas deficiências .
O Objetivo é mostrar para as crianças que uma pessoa deficiente, apesar de suas limitações, também são importantes, e podem ajudar em diversas situações assim como as pessoas ditas normais .
As crianças terão oportunidade de vivencias algumas situações como andar de cadeira de roda,brincar com jogos em Braille, entre outras coisas.
Finalizaremos essa etapa do Projeto com o Filme “Nemo”
Racionalidade
Conversas sobre diferentes raças(negros,brancos ,japoneses entre outros)
Nessa etapa no projeto iremos também trabalhar o tema adoção. Com a ajuda de um boneco negro.
Contarei para os alunos que foi deixada uma criança na escola e que teremos que adotar ela.. seremos os papais e mamães do coração dessa criança. Todo final de semana uma criança levara o boneco para casa e juntos com os pais registrarão em um caderno como foi o final de semana com o boneco !
“A presença de bonecos negros é sinal de que a escola reconhece a diversidade da sociedade brasileira”(nova escola.Fev/2007)
Infelizmente a taxa de racismo no Brasil ainda é muito grande e segundo pesquisas o racismo se inicia na fase de 2 anos ou 3 anos.
Por isso quero mostrar as crianças que a cor de uma pessoa não influência no que ela é, por isso iremos nos pintar de cores diferentes e nos tocar para ver que nada mudou !
Aproveitando essa etapa do projeto, iremos trabalhar também com um mini projeto : "Vendo a África e olhando o Brasil".
Que tem como o objetivo identificar as semelhanças dos africanos e brasileiros.
Finalizaremos essa etapa do projeto com o Filme : “ A princesa e o sapo “
Diversidades no dia-a-dia( características físicas)
Nessa etapa do Projeto as crianças já estarão entendidas que as pessoas são diferentes, e agora iremos ver nossa diferenças: um é mais alto, mais baixo, mais gordo ou mais magro.
Iremos fazer um auto retrato de cada um, e um auto retrato com as características de todos juntos , ex: cabelo da Julia, com a cor do cabelo do Enzo com o nariz do João e etc.)e iremos montar mais um novo amigo, no qual iremos dar um nome.
Irei trabalhar o livro : ninguém é igual a ninguém, que conta a história de uma menina que tem preconceito com um colega de turma e a professor lhe explica que todos nós somos diferentes.
Finalizaremos essa etapa do projeto com o filme : Shek
Em cada etapa do Projeto faremos um registros no caderno de artes e também com cartazes e fotos para a apresentação para os pais(no portão).- Avaliação
Irei registrar o comportamento de cada aluno em relação as diferentes etapas. Também irei considerar os desenhos das crianças.