Páginas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Inclusão Social .... como é.. e como deveria ser.



INCLUSÃO SOCIAL

 O meu blog é direcionado a ajudar e orientar professores de educação, dando-lhe ideias tudo que envolve uma sala de aula.
Essa postagem, sairá um pouco do objetivo inicial do Blog,porem nos dará oportunidade de pensar e refletir um pouco sobre a tão falada Inclusão Social.

Inclusão social é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela classe socialeducaçãoidadedeficiênciasexualidade, religiosa, preconceito social ou preconceitos raciais.

A escola desenvolve um papel muito importante na vida e formação de cada indivíduo. Visto que é na Escola onde são dados os primeiros passos de aperfeiçoamento, é por meio dela que as pessoas com direitos educativos especiais são inseridas na comunidade/sociedade. Neste processo, são beneficiadas, também, as pessoas que participam, pois desenvolvem atitudes positivas mutuamente.
            O indivíduo com direitos educativos especiais almeja uma Educação que o favoreça e que o leve ao desenvolvimento de suas habilidades...


Pois bem... Vou contar pra vocês a minha experiencia:

Quando eu ainda fazia faculdade ( ou seja estagiária) trabalhava numa Instituição onde todos achavam o máximo a Inclusão social.
Eu parecia a única que não concordava com tudo aquilo.
Não tinha experiencia e nem vivencia em sala de aula... Na minha turma tinha em torno de 15 crianças e entre elas um autista, a Tatiana.
A Taty, não se desenvolvia igual aos outros, era "limitada". Eu tinha tanta coisa pra fazer, cadernos, projetos, troca de roupa para judô, natação, era tudo eu e Deus, pois não tinha uma assistente.
Fiquei maluca e saí da escola..... passados alguns anos, trabalhei em outra escola onde tinha a mesma media de criança e dessa vez entre eles um aluno com Síndrome de Down, novamente ficava perdida.... as pessoas iam visitar a escola e sempre sorriam para o Edu..achavam ele fofo,,,, ele er uma criança agressiva e sentia muito sozinha, visto que cumprindo ordens da direção, ficava a maior parte do tempo isolado, pois batia nas outras crianças se ficasse junto a elas.
Saí da escola e ainda sim pensava que era uma loucura essa "coisa" de inclusão, trabalhei em outras escolas e sempre a mesma posição. Os alunos especiais eram apenas números dentro da sala.

Este ano,2015, foi um ano de mudanças. parei um pouco de lecionar e estou trabalhando em uma escola de segundo período.
Aqui temos alumas crianças especiais ... mas aqui é diferente, sabe por que ?
Porque aqui a instituição nos da apoio e estrutura para trabalhar com essas crianças.
Aqui eles são especias sim, eles são amáveis se sentem iguais, e são respeitados por todos, e os outros alunos que não respeitam... são eles que são "punidos" a ficar sozinhos.
São crianças amáveis e felizes,,, sim, felizes, muitas vezes mais feliz que todos os outros e que tem o dom de deixar o meu dia sempre mais colorido.
Sou grata pela oportunidade de trabalhar com eles.



Então fica aqui uma indignação perante as escolas que acham "bonitinho" mostrar que fazem parte da inclusão social para a sociedade, quando na verdade não passam de pessoas oportunistas e desumanas.

Esse conheci essas três figuras da foto acima.. e sim sou apaixonada por eles. 
Cada dia aprendo um pouco mais com eles... 
Fácil não é.... e quem disse que seria ?
Mas se quisesse algo fácil eu faria medicina 
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

na foto : Katherina, Leandro e Lara